quinta-feira, 31 de maio de 2012

DEPUTADA PERPÉTUA ALMEIDA VAI AO INEP PARA DISCUTIR O ENEM NO ACRE

Do Site da Deputada Perpétua Almeida

Em nome de toda a população Jordanense agradecemos pelo seu apoio e articulação perante o órgão competente (INEP) e aspiramos  a um parecer justo da referida instituição: Que os jovens Jordanenses possam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em seu município.

Primeira Manifestação do INEP sobre a Questão do ENEM em Jordão-Acre

From: Inep.faleconosco@inep.gov.br
To: dentista_ufam_br@hotmail.com
Subject: Confirmação de Abertura do Protocolo
Date: Thu, 31 May 2012 10:03:57 -0300




Prezado(a) Sr(a) Barnaby Luis Bieberach Figueiredo,

O protocolo de n° 8610980, senha IOLL8CN3EM4, foi aberto em 31/5/2012, às 10:03, e está sendo tratado pela
 área responsável.

Para mais detalhes, favor entrar em contato com a Central de Atendimento do Ministério da Educação - Inep,
pelo telefone 0800616161 ou pelo Fale Conosco no Portal do Inep:

 (http://portal.inep.gov.br/institucional-faleconosco).

Colocamo-nos à disposição para atendê-lo(a).

Esta é uma mensagem automática. Favor não respondê-la.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

E-mail Encaminhado ao INEP sobre o ENEM em Jordão-Acre


 From: dentista_ufam_br@hotmail.com
To: presidencia@inep.gov.br; imprensa@inep.gov.br; sheyla.lira@inep.gov.br; projur@inep.gov.br; audin.consulta@inep.gov.br; denio.silva@inep.gov.br; renato.cruz@inep.gov.br; luiz.lucinda@inep.gov.br; dtdie@inep.gov.br; cgis@inep.gov.br; cgsi@inep.gov.br; moreno@inep.gov.br; censoescolar@inep.gov.br; liliane.oliveira@inep.gov.br; graca@inep.gov.br; claudia.griboski@inep.gov.br; suzana.funghetto@inep.gov.br; anapaula.gaudio@inep.gov.br; webster.cassiano@inep.gov.br; clara.souza@inep.gov.br; camila.karino@inep.gov.br; lenice.medeiros@inep.gov.br; mariangela.abrao@inep.gov.br
Subject: Ausência do município de Jordão-Acre como local de prova do ENEM 2012
Date: Thu, 31 May 2012 07:38:55 +0300

Bom dia a todos...

Faço parte do Movimento da Juventude de Jordão-Acre e envio esse e-mail a vocês pelo seguinte fato:

1) Jordão-Acre, uma cidade isolada e sem acesso terrestre para o município de Tarauacá, não foi considerada como local de prova para o ENEM 2012;

2) A partir de então, Juventude Organizada e Representantes (Vereadores, Deputados, Governador e Senadores) passaram a mobilizar-se contra tal atitude e tentar reverter tal situação, uma vez que para os alunos (que não possuem fonte de renda) é muito oneroso, além de cansativo passar 3 dias viajando em embarcação via fluvial para chegar até o município mais próximo para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio;

3) Vereadores, Governador e Deputados Estaduais articularam-se e a resposta foi de que agora só quem pode modificar alguma coisa é o INEP;

Portanto, venho encarecidamente, através deste, solicitar a inclusão do município de Jordão-Acre como local de prova do ENEM 2012, uma vez que, é direito de todos o acesso à educação, já previsto na Constituinte.

Links referentes à Manifestação da Juventude Jordanense:


Desde já agradeço a atenção e aguardo na maior brevidade possível a resposta do Instituto, visto que também sou blogueiro e preciso comunicar as providências tomadas e respostas ao Movimento da Juventude Jordanense!


Barnaby Luis Bieberach Figueiredo
Odontólogo
CRO-AC: 622



Escola de Ensino Médio de Jordão ameaça parar as aulas em protesto ao ENEM 2012



A gestora Neuzimar, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jairo de Figueiredo Melo, comentou hoje pela manhã que em protesto a exclusão do município de Jordão como local de prova do ENEM deste ano, que vai paralisar as aulas caso não haja providência em relação à causa. 
Somos testemunhas que os alunos de Jordão sempre saem prejudicados após a realização das provas devido às condições que não são favoráveis a eles. É necessário deslocar-se de barco durante 3 dias rio abaixo e 5 de rio acima. 

Já aconteceu um caso de um aluno ter sido preso em Tarauacá, sendo acusado injustamente por estupro, onde nunca aconteceu, causando tamanho costrangimento ao estudante. Outra estudante ano passado foi humilhada ao sair do avião em Tarauacá e descobrir que uma encomenda no valor de R$ 10.000,00 que ela levava, tinha sumido. A jovem foi levada à delegacia de policia civil para prestar depoimento e foi liberada, mas seu psicológico ficou bastante abalado para fazer uma prova de tão grande importância como o Enem. 

Deixar uma cidade fora do Enem sem nenhuma explicação é no mínimo falta de responsabilidade de nossos governantes que em seus discursos priorizam a educação com um direito de todos, que os municípios brasileiros mais isolados merecem maior atenção, e na pratica é totalmente oposto do que falam.

Quero deixar claro que o blog Jordão Agora estar apoiando toda e qualquer iniciativa popular ou estudantil que esteja reivindicando o ENEM no Jordão. 

Vamos fazer abaixo assinado e o que for necessário para que tenhamos êxito.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Primeira Resposta das Autoridades Sobre o Enem em Jordão-Acre


A Mobilização em Jordão-Acre realizada e articulada por mim, Barnaby Luis e Kézio Araújo com a parceria do Accioly já está obtendo resultados. Após mensagem do Senador Jorge Viana via facebook referindo já ter encaminhado pedido de informações sobre o fato ao MEC e também ajudar dentro de suas possibilidades, às 18:00 horas recebi uma ligação do Vereador de Tarauacá-Acre, Luís Meleiro, onde o mesmo entrou em contato com o Deputado Estadual Moisés Diniz, que prontamente articulou-se para ajudar a Juventude Jordanense. Entretanto, segundo o Deputado, não cabe mais ao Estado tal solução, uma vez que as cidades já foram definidas, e só quem pode alterar agora é o MEC. Engajado na nossa causa, Moisés Diniz passou o caso para a Deputada Federal Perpétua Almeida, que articular-se-á da melhor forma possível para garantir o acesso de todos os jordanenses que queiram realizar o ENEM, até porque é um direito de todos, garantido pela nossa Constituinte.

                                                      Vereador de Tarauacá Luís Meleiro


                                                      Deputado Estadual Moisés Diniz


                                                    Deputada Federal Perpétua Almeida


Meleiro afirmou ainda que, de todas as formas, ainda que não dê pra reverter tal situação (de Jordão ser local de provas do ENEM), que os jovens interessados no exame não se preocupem, pois o Estado garantirá o acesso dos inscritos ao Exame.

Vale a pena frisar que o Prefeito do Município, assim como o seu Vice e alguns vereadores foram procurados para posterior esclarecimentos e cobranças. Seu Melo e Elson Farias, assim como o Presidente da Câmara encontram-se ausentes do município, mas abordamos o Vereador Mathias, que aderiu a causa e firmou o compromisso de tomar as providências cabíveis. 

Desde já, em nome de toda Juventude, quero deixar explícito meu agradecimento a todos os Representantes que, de uma forma ou outra, articularam-se em prol dos jordanenses, que apesar de viverem em um município isolado, aspiram a uma vaga no ensino superior, para que possam não somente melhorar suas condições financeiras e intelectuais, como também utilizar os conhecimentos que adquirirão em toda a fase acadêmica para beneficiar o lugar onde nasceram. 


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Vergonha Nacional: Jordão-Acre, mais uma vez é excluído do ENEM!


Sim, uma vergonha nacional: Mais uma vez o município isolado de Jordão fica excluído do processo do ENEM o qual oferece vagas para o ensino superior público e particular no Brasil! 
Jovens de Jordão já estão preocupados com tal situação, visto que muitos não tem condições financeiras de deslocamento para o município de Tarauacá.
Os gestores de Jordão mostraram mais uma vez a importância que eles dão a educação da população! o próximo passo será a busca dos mesmos para posterior cobrança da mudança de tal cenário, ou na pior das hipóteses, que a prefeitura custeie todas as despesas referentes ao transporte, hospedagem e alimentação dos candidatos Jordanenses inscritos no referido processo. 

Blogueiros de Jordão e Tarauacá começarão uma luta pela reivindicação do município de Jordão como local de prova no Exame Nacional de Ensino Médio ENEM a partir de hoje.


sexta-feira, 25 de maio de 2012

PALESTRA EDUCATIVA EM SAÚDE BUCAL NA ESCOLA "BERNARDO ABDON DA SILVA"

Foi realizada hoje uma palestra educativa dirigida aos alunos da Escola "Bernardo Abdon da Silva", no auditório do "Centro da Florestania". Foram abordados temas como Estruturas da Boca, Higiene bucal e escovação, Doenças prevalentes na boca e Prevenção.



É com grande prazer que agradeço a acolhida do diretor e professores da referida escola e parabenizo pela organização, responsabilidade e pontualidade.

terça-feira, 22 de maio de 2012

SERÁ OBRIGATÓRIA A PRESENÇA DO DENTISTA NOS HOSPITAIS

O projeto de Lei que já foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados, estabelece a obrigatoriedade da presença dos profissionais de odontologia nas Unidades Hospitalares.
Existem situações clínicas que exigem a presença de um Cirurgião Dentista de formação clínica no Hospital. No setor público esta necessidade já foi reconhecida através da publicação da Portaria 1.032 pelo Ministério da Saúde e a Resolução RDC nº 7 da ANVISA.
   Compreende a prestação de serviços odontológicos no ambiente hospitalar para:
1- Realização de procedimentos emergenciais em pacientes já internados (dores de dente, sangramentos, feridas na boca, controle da halitose, etc.) e resposta a pareceres sobre alterações odonto-estomatológicas.
2- Preparo para atendimentos complexos em hospital (cirúrgico ou clínico) aos pacientes com necessidades especiais, ou em casos onde seja necessário o uso de sedação e/ou anestesia geral e monitoramento de sinais vitais, sempre respeitando protocolos interdisciplinares reconhecidos internacionalmente.
3- Abrange ainda a capacitação e supervisão de equipes auxiliares para manutenção da saúde oral em pacientes internados incentivando:
• A higienização bucal com métodos mecânicos (escovação dentária, lingual e uso adequado do fio dental);
• O uso de técnicas especiais de profilaxia (limpeza) dentária e periodontal;
• O uso correto de enxaguatórios para remoção da placa bacteriana bucal e umidificação das mucosas;
• A constante inspeção da boca e estruturas associadas;
• A criação de protocolos para notificação do Dentista em caso de alterações nas estruturas bucais e adjacentes.


domingo, 20 de maio de 2012

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Órgãos e empresas públicas estão obrigados a publicar na internet os salários e vantagens de todos os funcionários públicos concursados e detentores de cargos de confiança.
A transparência, a partir de agora obrigatória por lei, funciona como o inibidor eficiente de todos os maus usos do dinheiro público e também de todas as violações dos direitos humanos. Fiscalização, controle e avaliação são a base de uma ação pública ética e honesta.
Isso sim é o verdadeiro controle social e espero que o mesmo possa valer em todo o pais, em especial nos municípios mais isolados geograficamente, como o JORDÃO, onde não há a presença de órgãos reguladores e fiscalizadores instalados.