quinta-feira, 7 de junho de 2012

CFO assina termo de compromisso para lançamento do Portal de Periódicos junto aos ministérios da Saúde e Educação


O presidente do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, assinou, no dia 29 de maio, em nome de todos os Conselhos Profissionais da Saúde, o termo de Acordo de Cooperação Técnica que oficializa o lançamento do maior Portal de periódicos do mundo em termos de captação de dados – Saúde Baseada em Evidências, com mais de 31 mil periódicos. A assinatura do termo formaliza a troca de informações cadastrais e estatísticas. A iniciativa é uma parceria idealizada pelos Ministérios da Saúde e da Educação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e apoio dos Conselhos Profissionais da Área da Saúde.
O Portal de Periódicos “Saúde Baseada em Evidências” habilitará cerca de 1,8 milhões de profissionais de saúde o acesso a conteúdos científicos. A Plataforma receberá investimento de R$10 milhões com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento do trabalho e também proporcionar a educação continuada aos profissionais da saúde, em específico aos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Na prática, o Portal disponibilizará o que existe de melhor na produção científica mundial. Por meio de pesquisas a conteúdos científicos relevantes, os profissionais da saúde poderão, a partir de agora, atuar integrando o conhecimento, à experiência clínica e de gestão.
Sobre o acesso ao portal Saúde Baseada em Evidências
O profissional deverá, no primeiro acesso, se cadastrar na base de dados da CAPES, usando-se de seus dados de registro profissional no Conselho de Odontologia. Abaixo os passos necessários:
Acessar WWW.portalsaude.saude.gov.br. No final da página existe um link chamado Saúde Baseada em Evidências.
O profissional deverá clicar nesse link; Outra forma de acesso é digitar, diretamente em seu navegador de internet, o endereço: http://periodicos.saude.gov.br/; Acessar a opção USUÁRIO QUE NÃO POSSUI ACESSO. Realize o Cadastro de novo usuário; Outra forma de acesso é digitar, diretamente em seu navegador de internet, o endereço:http://periodicos.saude.gov.br/?view=cadastro1
Escolher a opção CFO, no campo Conselho, digitar o seu número de inscrição no CRO, no campo Número, escolher a Unidade da Federação (UF) do seu Conselho Regional no campo UF e, finalmente, a data de nascimento. Esses campos identificarão o profissional e trará o seu nome na tela.
A partir daí, é complementar o cadastramento, previamente feito pelo CFO na base do CAPES, informando o e-mail e a senha de acesso. Nas próximas vezes, como já estará cadastrado na base de dados da CAPES, o acesso se dará, diretamente, através dos passos do item 2.
Para os profissionais já cadastrados
Acessar http://portalsaude.saude.gov.br. No final da página há um link chamado Saúde Baseada em Evidências. O profissional deverá clicar nesse link; Outra forma de acesso é digitar, diretamente em seu navegador de internet, o endereço: http://periodicos.saude.gov.br/.
Escolher a opção CFO, no campo Conselho, digitar seu número de inscrição no CRO, no campo Número, escolher a Unidade da Federação (UF) do seu Conselho Regional e, finalmente, a senha anteriormente cadastrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário