terça-feira, 14 de outubro de 2014

Secretaria de Saúde de Jordão inicia a implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente


No dia 10.10.2014 a Secretaria de Saúde de Jordão, através do Programa Saúde na Escola (PSE), Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NESMS) e Coordenação da Atenção Básica, iniciou a implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente nas escolas da Zona Urbana do município de Jordão. 

Escola Manoel Rodrigues de Farias
A Caderneta do Adolescente tem mais de 50 páginas, com anotações dos atendimentos médicos realizados, informações sobre saúde sexual e reprodutiva, alimentação, puberdade, perigo das drogas e várias outras orientações para uma adolescência saudável. É um instrumento criado pelo Ministério da Saúde para monitorar o desenvolvimento e a saúde da população entre 10 e 19 anos e facilitar as ações educativas voltadas para este segmento. No Jordão, a entrega da caderneta está sendo efetuada após prévia reunião com os pais dos adolescentes, através de atividades de orientação sobre a importância do documento e a forma de utilizá-lo. A ação iniciou na escola Manoel Rodrigues de Farias e a Equipe de Saúde aguarda a resposta dos demais gestores para a referida ação nas demais Escolas.

Caderneta do Adolescente (feminina e masculina)
A Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Maia Guimarães, ratifica a importância da Caderneta: “Ela é uma ferramenta importante porque aborda o Adolescente na sua integralidade, desde orientações a respeito de seus direitos e deveres até os cuidados nas diversas áreas da saúde, como saúde bucal, higiene pessoal, vacinação, curva de crescimento e desenvolvimento, dentre outros tópicos, mostrando que a adolescência é um período especial e que também necessita de cuidados.” 

Regiane Alves - Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (MESMS)

Equipe da Saúde com a Gestora da Escola e Representantes dos Pais dos Adolescentes 

Regiane Alves e Eliandra Santana (Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social - NESMS), Risamaluz Figueiredo (Atenção Básica) e Pablo Garcia (Saúde na Escola).




Nenhum comentário:

Postar um comentário