sexta-feira, 11 de março de 2011

PROBLEMAS BUCAIS EM GESTANTES PODEM PREJUDICAR O FETO


Mulheres grávidas devem ficar atentas à gengivite e a outras infecções. Especialistas avisam que elas podem causar partos prematuros.

Os cuidados com a higiene bucal são importantes em todas as fases da vida e as gestantes devem redobrar mais ainda esses cuidados. Especialistas dizem que "O acúmulo da placa bacteriana é responsável pelo aumento de cáries e gengivites e essas infecções podem elevar as chances de um parto prematuro". Inflamações bucais levam o corpo a produzir substâncias que podem causar contrações no útero, o que pode antecipar o nascimento do bebê.
Problemas bucais são comuns na gravidez, já que a alteração hormonal nesse período altera as fibras da gengiva, facilitando o acesso das bactérias que provocam a gengivite. Para evitar a inflamação alguns cuidados devem ser tomados.

Saúde bucal da mulher
  • Na puberdade as alterações hormonais que ocorrem na mulher podem provocar a gengivite pós-puberal ou gengivite da puberdade.
  • Em grávidas muito se fala sobre os cuidados que a mulher deve ter com os dentes para prevenir a cárie. O que pouco se explica é que as alterações hormonais durante a gravidez podem provocar a gengivite gravídica ou da gravidez, que traz sequelas para a gengiva e para o osso periodontal, com reabsorção óssea irreversível, alterações estéticas e funcionais. "Este tipo de inflamação pode provocar o nascimento prematuro e de baixo peso do bebê".
É ideal que toda mulher em idade fértil consulte seu ginecologista, mas também o dentista, pois se ela tiver gengivite, corre o risco de ter a gengivite exacerbada durante a gravidez, podendo gerar um bebê de baixo peso e prematuro.

3 comentários:

  1. Nossa, impressionante. Até a saúde bucal da gestante interfere na saúde do bebê. Muitas vezes nos esquecemos de cuidar da nossa boca ou achamos que escovar os dentes é suficiente. Na verdade a nossa saúde bucal depende de vários fatores, por isso precisamos estar atentos a qualquer alteração, principalmente nas gengivas. Quero compartilhar uma dica para ajudar quem passar por aqui a conquistar uma saúde bucal muito melhor.

    http://migre.me/1pRkU

    ResponderExcluir
  2. tenho uma inflamaçao muito forte nos dentes ao ponto de sai uma secreçao o que eu faço estou gravida de 3 meses ,,e estou com medo

    ResponderExcluir
  3. Barbara, a inflamação ocorreu provavelmente por acúmulo de placa bacteriana, que se forma sobre os dentes pelos resíduos alimentares que ali ficaram, deixando a gengiva inchada e sangrando facilmente. Leva o nome de gengivite gravídica, e é muito comum durante a gravidez devido as alterações hormonais. Isto ocorre, principalmente, quando a mulher já sofria de gengivite crônica ou quando ela deixa de escovar os dentes de maneira correta, devido a fatores emocionais ou ao cansaço decorrentes da própria gestação.
    A minha recomendação nesse caso seria visitar quanto antes o dentista! ele realizará uma profilaxia dental em duas ou três sessões odontológicas!
    Um abraço.

    ResponderExcluir