domingo, 27 de março de 2011

PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO EM JORDÃO AC

A assistência odontológica também deve fazer parte do pré-natal da gestante. Esse novo conceito está sendo introduzido no Brasil e agora no Acre. Em Jordão são realizadas mensalmente, em média, 10 consultas odontológicas em gestantes. Entretanto tal número ainda é inferior ao de consultas Pré-natais. Todavia, a equipe multidisciplinar de saúde fará esforços para que esses números se igualem. 

É fundamental que o acompanhamento odontológico faça parte do pré-natal e a visita ao dentista torne-se obrigatória durante a gestação porque as carências nutricionais, infecções e uso de determinados medicamentos podem acarretar problemas na saúde bucal da mãe e no desenvolvimento normal dos dentes do bebê.



Cuidados essenciais

Os cuidados com a saúde bucal da criança começam quando ela ainda está no ventre materno. Problemas com os dentes e as gengivas da gestante indicam que alguma coisa não vai bem. E se a saúde da mãe não está em perfeitas condições, a formação dos dentes do bebê, que começa por volta do 5º mês de gestação, pode ficar comprometida.

Dentro das consultas de pré-natal, realizadas pelo Enfermeiro ou Médico, deve-se considerar o atendimento odontológico, questão muito importante para a prevenção de problemas bucais e de até uma possível gravidez com término antecipado (parto prematuro), já que estudos indicam que infecções gengivais e periodontais estão relacionadas com esse caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário