quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Homem vive sem coração há quase 5 meses!


Foto de 3 de abril mostra as bombas de sangue instaladas no lugar do coração de Halik (Foto: Reuters)
O paciente Jakub Halik, de 37 anos, foi apresentado nesta quarta-feira (29) em Praga, na República Tcheca, como o primeiro caso de sucesso na substituição do coração por duas bombas mecânicas de sangue, chamadas de HeartMate II.

O homem sofria de insuficiência cardíaca. Uma coletiva de imprensa foi organizada no Instituto de Medicina Clínica e Experimental (Ikem, na sigla em tcheco), onde imagens da operação e ilustrativas do funcionamento das bombas foram apresentadas.
Halik foi submetido à cirurgia em 3 de abril deste ano. O mesmo procedimento havia sido tentado por cirurgiões cardíacos em um paciente no Texas (EUA), mas ele acabou morrendo uma semana depois.

Fonte: G1 ciência e saúde. 

sábado, 25 de agosto de 2012

Cientistas apresentam no interior de SP efeitos da Ayahuasca no cérebro.



Os efeitos sobre o cérebro causados pela substância alucinógena ayahuasca, mais conhecida como "chá do Santo Daime", viraram tema de uma apresentação científica neste sábado (25) em Águas de Lindoia, no interior de São Paulo. Quatro pesquisadores apresentam seus estudos sobre a bebida na 27ª Reunião Anual das Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe), que ocorre na cidade desde quarta (22).

Um dos estudos, conduzido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Ribeirão Preto, analisou a atividade cerebral de cinco homens e cinco mulheres, entre 24 e 48 anos, antes e após 40 minutos da ingestão do chá. Cada voluntário passou por dois exames de ressonância magnética.

Segundo o professor adjunto do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Tiago Sanchez, que participou da pesquisa entre 2007 e 2011, a bebida ativa uma região do cérebro relacionada à memória e outra ligada à visão -- mesmo se a pessoa estiver com os olhos fechados.
Isso poderia explicar, por exemplo, as visões ou imagens de caráter espiritual que os praticantes do ritual relatam.

"Ainda não se sabe, porém, se as áreas da visão natural participam da imaginação e da criação de imagens mentais", afirma Sanchez.
De acordo com ele, estudos anteriores já mostraram que a ayahuasca atua nas mesmas conexões da serotonina, neurotransmissor ligado às sensações de prazer e bem-estar.




Inquérito Civil apura improbidade administrativa no Jordão

Servidores do município de Jordão estão lotados na cidade de Tarauacá sem controle efetivo de prestação de serviços. Um Inquérito Civil será instaurado pelo Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC) para apurar o fato, que, segundo a Constituição Federal, caracteriza ato de improbidade administrativa. Entre os servidores, estão secretários municipais, auxiliares diretos e de confiança do prefeito de Jordão, Hilário de Holanda Melo, que também será investigado.
Segundo a promotora de Justiça Eliane Misae Kinoshita, o fato de servidores estarem lotados em um município diferente do que está vinculado compromete a eficiência no serviço público. “Muitas vezes, eles [os servidores] não exercem as funções para as quais prestaram concurso público e não estão sujeitos à fiscalização e controle de horário”, explica a promotora ao destacar a irregularidade como ofensa à moralidade administrativa e aos princípios da impessoalidade e da isonomia. “Isso evidencia um benefício em relação aos outros servidores, pois, em Tarauacá, dispõem de mais estrutura e fácil acesso.”
O prejuízo ao serviço público é agravado pela falta de fiscalização por parte da população, que não pode avaliar servidores à distância. “Eles deveriam estar trabalhando e residindo em seu município para verificar as necessidades e demandas da população por meio de contato direto”, afirma Eliane Kinoshita.
De acordo com a promotora, é compreensível a lotação de até dois funcionários em outro município para serviços burocráticos, como recebimento e encaminhamento de documentos e demandas. “O que é inaceitável é que dezenas de servidores do município de Jordão sejam lotados em Tarauacá sem qualquer controle efetivo de prestação de serviços”, acrescenta.
A investigação também se estende à lotação de vários vigias, auxiliares, serviços gerais, auxiliar de enfermagem e fiscal de vigilância sanitária na prefeitura de Jordão. “No dia 13 de agosto desse ano, ao ser abordada pela equipe da Promotoria, a secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer não soube sequer informar o cargo que ocupava no município”, conta Eliane Kinoshita. Na ocasião, nenhum dos demais secretários municipais estava presente no local no horário de expediente.
 
Agência de Notícias - MP/AC
Assessoria de Comunicação Social - ASCOM


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Saiu no AC24Horas: No Jordão, MP instaura Inquérito Civil para apurar caso de improbidade administrativa no Pró-Saúde


A Promotora de Justiça Substituta, Eliane Misae Kinoshita,  instaurou inquérito civil para apurar o caso da servidora Leila Maira da Silva Lopes, que exerce o cargo em comissão de Secretária Municipal de Saúde do Jordão, bem como recebe remuneração pela empresa paraestatal Pro-saúde –Serviço Social de Saúde do Acre. A denúncia menciona também a existência de pessoas contratadas de forma “provisória” pelo Pro-saúde, sem concurso público, em detrimento de candidatos regularmente aprovados em concurso e que aguardam a convocação.
De acordo com o Ministério Público, a Constituição Federal veda a acumulação remunerada de cargos públicos, ressalvadas as hipóteses previstas nas alíneas “a”, “b” e “c”; e que a proibição acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público .
Da redação ac24horas

domingo, 12 de agosto de 2012

MINISTRO DA SAÚDE ANUNCIA AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA BRASIL SORRIDENTE

Entre as iniciativas, está a distribuição de mil consultórios móveis para levar atendimento odontológico a locais carentes, dentro do Brasil sem Miséria

A presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgaram nesta sexta-feira (10), no município de Rio Pardo de Minas (MG), um conjunto de ações e novos investimentos para expandir o programa Brasil Sorridente, que oferece tratamento dental gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Aqui é um momento muito especial, com essa iniciativa mostramos que quando se quer e se faz uma política pública correta, podemos dar uma saúde integral a todo cidadão brasileiro”, declarou a presidenta.
O ministro Alexandre Padilha,através de vídeo-conferência lembrou que o Brasil é o único país que contempla a Saúde Bucal dos cidadãos de forma gratuita. “O Brasil Sorridente é o maior programa de saúde bucal do mundo. Nenhum país tem esse serviço público voltado para a saúde bucal, com 22 mil equipes especializadas para atender toda a população”, destacou.
Até 2014, serão entregues mil Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para municípios integrantes do Brasil sem Miséria. Cada unidade funciona como um consultório odontológico móvel, instalado numa van adaptada, que circula por regiões em que a população tem dificuldade de acesso a tratamentos de saúde bucal, com capacidade para realizar até 350 atendimentos por mês. As novas unidades móveis vão aumentar em mais de cinco vezes a capacidade atual de atendimento, que é de 181 veículos em situação atualmente.
O anúncio ocorreu durante visita da presidenta aos mutirões de próteses dentárias de Rio Pardo de Minas (MG). A ação, que está ocorrendo em diversos estados, contribuiu para elevar em 85% a distribuição de próteses dentárias em 2011 em comparação com 2010 – de 183 mil para 340 mil próteses. A previsão é chegar a 400 mil unidades até o final do ano em 1.304 municípios.
Padilha lembrou ainda que a entrega de próteses, assim como os serviços prestados pelo Brasil Sorridente, é mais que uma ação de saúde. “Hoje, a nossa meta é levar para as pessoas o direito de sorrir e cuidar da saúde bucal e com isso garantir a inclusão social e a autoestima”,destacou.

Fonte: ASCOM - MINISTÉRIO DA SAÚDE

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Saiu no AC24horas: Jordão irá gastar mais de 200 mil em serviços de Assessoria e Consultoria


Veja o contrato:
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE JORDÃO ACRE
EXTRATO DE CONTRATO Nº 001/2012
CONTRATANTE/Gerenciadora – Prefeitura Municipal de Jordão Acre.
CONTRATADA – Eco Engenharia Ltda
OBJETO: Contratação de Empresa para Realizar Assessoria e Consultoria para a Elaboração e Implementação do Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Jordão, atendendo solicitação da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento.
VALOR GLOBAL: R$-203.929,89 (Duzentos e três mil novecentos e vinte e nove reais e oitenta e nove centavos).
PAGAMENTO: até 10 dias após apresentação da Nota Fiscal.
DESPESA: Programa de Trabalho: 17512241.30, Ampliação do Plano Municipal de Saneamento.
Elemento de despesa – 4.4.90.51.00 – Obras e Instalações.
Fonte de recuso – convênio
VIGÊNCIA DO CONTRATO: De 18.05.2012 a 18.05.2012.
DATA DA ASSINATURA: 18.05.2012.

domingo, 5 de agosto de 2012

SAIBA COMO TRANSFERIR O SEU SALÁRIO PARA O BANCO DA SUA PREFERÊNCIA


Devido a inúmeras reclamações muitos funcionários públicos do município de Jordão - AC, chegaram até mim para me perguntar como, e se seria possível receber o seu salário no Banco da sua preferência.
Ao respeito falei que sim! já nesse ano e segundo a Resolução nº 3.402/2006, do Conselho Monetário Nacional, a instituição financeira onde você recebe o salário está obrigada e no prazo de 5 (cinco) dias úteis a transferir a integra do seu salário mensalmente para o Banco da sua preferência e sem custo, fazendo uma simples solicitação.
Isso aí! e como no Jordão a maioria dos funcionários públicos recebemos nosso salário pela Agência da Caixa, ofereço os links a seguir para quem quera realizar a transferência do seu salário aos bancos BRADESCO E BANCO DO BRASIL;

Para transferir da CAIXA para o Banco BRADESCO, clique aqui:
http://www.bradesco.com.br/html/content/prodserv/pdf/termo_aut_conta_salario.pdf

Para transferir da CAIXA para o BANCO DO BRASIL, clique aqui:
http://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/LOB.pdf

Deve realizar o preenchimento dos formulários e enviar via FAX á Agência da CAIXA em Tarauacá.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

FALTA DE DINHEIRO NO JORDÃO PREJUDICA AS CONDIÇÕES DE VIDA DOS SEUS MORADORES.


A falta de dinheiro nas agências dos Bancos CAIXA (Caixa Eletrônico), BRADESCO (Posto Autorizado) e BANCO DO BRASIL (Banco Postal), vêm sendo uma constante dos finais de mês no município de Jordão-AC. Constância esta que prejudica as condições de vida da população que depende do dinheiro em mãos para se alimentar, uma vez que alguns comércios e inclusive o mercado municipal não aceitam outra forma de pagamento a não ser à vista.
Filas longas se formam ao amanhecer quando os funcionários sabem que o dinheiro foi depositado, esperando a oportunidade de efetuar um saque, o que nem sempre ocorre. Dessa forma, os Jordanenses acabam por voltarem as suas atividades sem dinheiro e frustrados por terem o salário depositado em suas contas sem poder sequer sacá-lo. Portanto, faz-se necessário , por parte das autoridades locais competentes, cobranças aos responsáveis bancários, para que situações como esta tenham fim e a população possa ter um atendimento digno e de qualidade.