sexta-feira, 29 de julho de 2011

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM SALA DE VACINAÇÃO - JORDÃO - AC

No período de 26 a 29 de Julho foi realizada em Jordão, a través de parceria entre as secretarias municipal e estadual de saúde, uma capacitação voltada aos profissionais de saúde com intuito de orientá-los e instruí-los sobre os procedimentos e normas das salas de vacinação.
1º Dia


2º Dia


3º Dia

 Visita à U.S.F. Antônio Rodrigues Dourado


quinta-feira, 28 de julho de 2011

UMA ALERTA PRO ACRE NO DIA MUNDIAL CONTRA AS HEPATITES VIRAIS



O Acre é um dos Estados com maior índice de portadores de hepatite B no Brasil.  Segundo autoridades locais de saúde, entre 60% e 70% dos acrianos são portadores de algum dos vários tipos de vírus da hepatite.  Em Feijó e em Tarauacá, o índice de portadores do vírus corresponde a 80% da população.(dados do portal http://www.amazonia.org.br, 2009).


Silenciosamente, elas estão matando milhares de pessoas Brasil afora.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 3% da população do planeta, isto é, entre 170 e 200 milhões de pessoas, seja portadora da hepatite C crônica.  Desses, cerca de 4,5 milhões são brasileiros.


Embora um grande passo para erradicação da hepatite tenha sido dado por conta da vacinação, o infectologista do Hospital São Luiz, Orlando Jorge Gomes da Conceição, admite que a informação ainda é a melhor forma para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença. 

São classificadas como todo tipo de inflamação no fígado, órgão responsável por filtrar as substâncias nocivas do organismo. E cinco grupos diferenciam os tipos virais da doença: 

Hepatite A- Com as vacinas e as melhorias em infraestrutura nas cidades, as novas gerações mantêm-se imunes a esse tipo de hepatite. Pode ser transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Normalmente é feito o tratamento medicamentoso, com curta duração. As chances de sucesso atingem 99% dos casos. 

Hepatite B- Todas as orientações para evitar a contração do vírus HIV podem ser aplicadas à hepatite B. Contato sexual, transfusão de sangue, compartilhamento de agulhas e seringas são formas de contágio da doença. Aproximadamente 10% dos casos de hepatite B podem evoluir e se tornar crônicos. Assim como o tipo A, a hepatite B possui vacina, aplicada em pacientes ainda crianças. 

Hepatite C- Transmitida por meio de contato sanguíneo, é uma das manifestações mais alarmantes da doença, pois não há vacina. Profissionais como dentistas e manicures devem utilizar luvas, materiais descartáveis e esterilizados nos procedimentos desenvolvidos. Em 80% dos casos, atinge a forma crônica. Em grande parte dos episódios desse tipo de hepatite, os pacientes necessitam de transplante de fígado. 

Hepatite D- Manifesta-se em pessoas portadoras da hepatite B. Além disso, o paciente tem maiores chances de desenvolver a forma aguda da doença e precisar de transplante de fígado. 

Hepatite E- Muito parecido com o quadro clínico da hepatite A, é do tipo não crônico e se manifesta principalmente em países em desevolvimento e com saneamento básico precário, por conta da contaminação da água e de alimentos a serem ingeridos. Raramente esse tipo de hepatite é transmitido diretamente de uma pessoa para a outra. 

Principais sintomas da doença: 
Pele amarelada (icterícia); 
Febre; 
Fraqueza; 
Enjoos; 
Urina escura; 
Fezes claras. 

Ainda segundo o infectologista Orlando, doenças associadas como AIDS, outras formas de hepatites, bem como o consumo de bebidas alcoólicas e a obesidade, podem agravar o estado clínico do portador da doença.

FONTE: http://www.amazonia.org.brhttp://www.rac.com.br/noticias/brasil e http://www.samaritano.org.br

sexta-feira, 22 de julho de 2011

I CAPACITAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS) EM SAÚDE BUCAL - Jordão - AC

Foi realizada hoje a "I CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL". 


A capacitação foi brindada pelos dos dentistas do município: Barnaby Luis e Josélia, cuja programação foi a seguinte: 

ATIVIDADES
MANHÃ
TARDE
1.   Características anatômicas da cavidade bucal e cronologia da erupção dentária. Teoria e atividade Dinâmica. Dentista Josélia

X


2. Determinantes do processo Saúde – Doença Bucal. Teoria e atividade dinâmica. Dentista Barnaby Luis

X

3.  Deficiências nutricionais, cigarro e estresse como fatores de risco para a Saúde Bucal. Teoria e atividade dinâmica. Josélia

X

4. Escovação, uso do fio dental e Flúor como elementos determinantes na prevenção da Doença Bucal. Teoria e atividade dinâmica. Barnaby Luis



X
5. Escovação dental supervisionada e uso correto do fio dental. Teoria e Treinamento. Barnaby Luis e Josélia


X
6.  Capacitação no preenchimento das fichas mensais de escovação supervisionada. Teoria. Barnaby Luis e Josélia


X




Foram realizadas várias atividades dinâmicas com o intuito de reforçar o aprendizado.
Dentistas Barnaby Luis e Josélia com os Agentes Comunitários de Saúde devidamente capacitados em Prevenção e promoção da Saúde Bucal.





quinta-feira, 21 de julho de 2011

Drogas no meio da juventude... por Hugo Brito


Os jovens dos sonhos castrados


A última edição do programa Profissão Reporte, transmitido pela Rede Globo de Televisão, fez uma triste descrição sobre a juventude do álcool imediato, a juventude que atropela valores, destrói princípios morais, enfim, a juventude atual.
 Cenas como essa não nascem de imediato. Ela é a conseqüência de todo um processo de escolhas livres. Não é tão difícil encontrar vontades de filhos, mesmo que não sejam saudáveis, sendo realizadas pelos próprios pais como uma forma de evitar choros. Acredito na máxima de Pe. Fábio de Melo quando diz que evitam-se os choros de hoje, mas desconsideram que podem estar plantando choros ainda mais profundos e desesperadores, que serão chorados no futuro. Ainda enveredando na linha de raciocínio de Fábio de Melo, ele relata em um de seus livros que já testemunhou um final de festa na cidade de São Paulo. Segundo ele, o sol já havia nascido e um grupo de rapazes e moças se amontoava numa calçada imunda. Dividiam uma porção de cocaína sem nenhum receio de serem abordados por alguma autoridade policial. Dizia ele serem cruéis as imagens. Era possível perceber que todos eles já estavam abatidos e cansados. As expressões faciais denunciavam uma espécie de desprezo pala vida, pelo mundo. O reporte que fazia a cobertura do fato fez o seguinte comentário: “É lamentável perceber que este é o café da manhã dessas pessoas!”.
No livro Cartas entre Amigos sobre medos contemporâneos, escrito pelo padre Fábio de Melo e o Doutor e professor de direito Gabriel Chalita, há uma aguda reflexão filosófica feita através de inspiradas trocas de cartas banhadas de razão, sobre a juventude atual. No livro o Dr. Gabriel revela a seu amigo a sua nítida preocupação para com os jovens:
Padre Fábio, um tema que tem me intrigado sobremaneira é o esgotamento de vida roubada por uma juventude sem tema. São meninos e meninas que se encontram nas esquinas da vida e que decidem sem decidir. Envolvem-se em desonestidades afetivas. Entregam-se de olhos cerrados ao nada. E choram a dor doída da incompreensão. Povoam as festas fartas de vazio e vazias de significado. Bebem para esquecer e se amam sem amor na busca de preencher o nada da vida. Festas em que a cegueira conduz os festeiros. Matam a si mesmos e ao outro. Matam na dor moral do abraço destituído de razão ou no braço capaz de ferir violentamente um igual.
A violência é companheira desses viajantes iniciais. São os jovens que mais matam e mais morrem. São eles que povoam os presídios. São eles que ateiam fogo em pessoas, e que, covardemente se desunem para agredir brutalmente. E o medo toma conta de quem tem de participar dessa teia. De quem entra na faculdade e pode se deparar com os abusos dos que chegaram primeiro. De quem entra em uma festa e se sente obrigado a se drogar para pertencer. De quem sai de si e faz o que mandam apenas para provar que não tem medo.”
Esse é o retrato da juventude dos sonhos castrados; juventude Super-mam; os donos das ruas; a juventude vitoriosa movida com a cegueira provocada pelas drogas. Sensação de falsas alegrias.
Como se não bastasse, há ainda aqueles poucos jovens que acreditam na vida como um projeto viável, na possibilidade da realização de um sonho, mas são vítimas ou da pessoalidade de políticos que deixam em descaso municípios como o meu, estreitando ainda mais as vagas universitárias, ou da deformação humana que é capaz de ações desumanas.  
Quem não lembra do jovem Alcides, filho de uma catadora de lixo, dona Maria Luiza.  Sua história foi contada em vários teles jornais. Ele foi aprovado em primeiro lugar entre os alunos da escola pública no concorrido vestibular na Universidade Federal de Pernambuco para o curso de Medicina. Dona Maria teve a maior alegria de sua vida ao sair o resultado do vestibular, afinal, tinha educado Alcides e suas três filhas catando lixo. Eis que a ignorância humana atravessou o caminho desta pobre família, destruindo o sorriso de dona Maria e sepultando para sempre os sonhos de Alcides. Nas vésperas da formatura, o jovem foi assassinado com dois tiros na cabeça em frente a sua própria casa, aos 22 anos de idade. Os jornais sensibilizaram o Brasil ao mostrar Dona Maria Luiza vestindo a bata branca que o filho usava no estágio e que agora era apenas um traço de saudade para a mãe guerreira.
O reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Amaro Lins, desabafou:
Que seja um exemplo para todos os jovens escravizados ou não pelas drogas, e que todos nós possamos nos empenhar para mudar esse país e dar oportunidade a milhões de “Alcides” que estão espalhados em todos os recantos, para que eles não venham a ter um fim trágico como esse. Para que eles possam ter o futuro que Alcides teria, caso esses marginais não tivessem ceifado sua vida”.



                                                                                                                           Por Hugo Brito
Jordão-Acre

quarta-feira, 20 de julho de 2011

I OFICINA EM SAÚDE MENTAL – JORDÃO –AC


Foi realizada hoje, 20 de julho de 2011, a “I OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DA REDE DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS”, com o objetivo de elaborar um plano de ação sobre:

O jovem, as drogas e o papel da família, Escola e Sociedade;
Os jovens e as drogas: a problemática no Município de Jordão, e
O Protagonismo Juvenil e a Participação Social.


A oficina contou com a participação dos representantes das diversas entidades públicas do município: setor saúde, educação, assistência social, segurança e conselho tutelar.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

ULTRASSOM QUE DESTRÓI TUMORES CHEGA AO BRASIL E ESTARÁ DISPONÍVEL PELO SUS

Aparelho de ultrassom de alta frequência (em azul), ligado a uma esteira para receber pacientes durante ressonâncias magnéticas (Foto: Mário Barra / G1)


O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) inaugurou nesta quinta-feira (14) um serviço de ultrassom – ondas sonoras de alta frequência que o ouvido humano é incapaz de escutar – para destruir células cancerígenas, sem a necessidade de cirurgia e anestesia. O novo equipamento estará disponível à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


FONTE: http://www.radarisrael.com/index.php/ultrassom-israelense-que-destroi-tumores-chega-a-sp/

sexta-feira, 15 de julho de 2011

LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE! PROJETOS APROVADOS JORDÃO 2011


Barnaby Luis. Lima-Perú- 1988


CLASSIFICADOS - JORDÃO

1. 1º CAMPEONATO SOCIETY DE JORDÃO - EDSON LOPES DA SILVA - 4.400,00

2. ESCOLINHA DE VOLEIBOL INCENTIVANDO O ESPORTE EM JORDÃO - PEDRO MOURA DE OLIVEIRA - 3.500,00


LISTA DE ESPERA

1. SEGUNDO JOGOS INTERESCOLARES DE JORDÃO - ANTÔNIO AURISÉRGIO DE MENEZES OLIVEIRA.

2. PRIMEIRA COPA INTER BAIRROS DE FUTSAL DE JORDÃO - FRANCISCO DO NASCIMENTO SILVA.

Veja a lista dos projetos aprovados em todo o Acre: 
http://www.incentivoaoesporte.ac.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=70&Itemid=80

quinta-feira, 14 de julho de 2011

II CONFERÊNCIA DA JUVENTUDE EM JORDÃO - AC.



A Prefeitura de Jordão juntamente com o Governo do Estado, realizaram na manhã desta quarta-feira no Prédio do Centro de Cultura e Florestania a II Conferência de Políticas Publicas de Juventude de Jordão.




Iniciando a 8:00 com a apresentação do Hino Acreano, estiveram presentes no evento o Prefeito de Jordão - Hilário de Holanda Melo, a Secretária Municipal de Assistência Social e Primeira Dama - Lucimar de Figueiredo Melo, a representante da Secretaria de Educação - Irmã Nonata Aguiar, o Vereador e vice presidente da Comissão Organizadora da Conferência - Edivan da Rocha Silva, o Presidente do Conselho Indígena de Jordão - Joel Kaxinawá, a Coordenação Local da Conferência: Sinara e Paulo Figueiredo, Entidades do Município e comunidade.

Em seguida, o Vice-Presidente da Comissão Edvan da Rocha Silva fez a leitura do Regimento da Conferência e, estando todos de acordo, dividiram-se nos seguintes eixos temáticos.

EIXO 1. Direito ao desenvolvimento integral
EIXO 2. Direito ao Território
EIXO 3. Direito à experimentação e qualidade de vida
EIXO 4. Direito à diversidade e vida segura
EIXO 5: Direito à participação

Por Fim, foi feita a apresentação e escolha das propostas prioritárias e a escolha dos delegados para a Fase Estadual em Rio Branco, ficando da seguinte forma:

DELEGADOS                                                                SUPLENTES
Paulo Figueiredo Silva                                                  Nárdia Synara
Joel kaxinawá                                                                 Abel Kaxinawá
Risamaluz Figueiredo                                                   Eriele Sombra
Kézio Araújo                                                                   Arlisson            

Delegação de Jordão: Abel Kaxinawá, Joel kaxinawá, Arlisson, Kézio Araújo, 
Nardia Synara, Sama Figueiredo, Eriele Sombra e Paulo Figueiredo

terça-feira, 12 de julho de 2011

PRODUÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA VACINA CONTRA A DENGUE PELO SUS

Esta notícia não é sobre saúde bucal, mas é de extrema importância para a saúde pública!


"Criado hoje pelo Ministério da Saúde, o grupo terá seis meses para apresentar um plano de ação sobre a introdução da vacina pelo SUS". 

O Ministério da Saúde terá um grupo de trabalho para elaborar um plano de ação para acompanhar o processo de desenvolvimento, produção e implantação da vacina contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde. 

Atualmente, três laboratórios realizam pesquisas sobre a vacina: Instituto Butantan, em parceria com o norte-americano NIH (Nacional Institutes of Health); Biomanguinhos da Fiocruz, em parceria com a GSK; e laboratório francês Sanofi Pasteur.

FONTE: http://franselmo.blogspot.com/ e Mauren Rojahn, da Agência Saúde – Ascom/MS

sexta-feira, 8 de julho de 2011

LIXÃO POR ATERRO SANITÁRIO! JORDÃO - AC

Final de semana tive a oportunidade de fazer um passeio pelo ramal de Jordão, rumo ao igarapé São João. No caminho passei pelo Lixão da cidade e percebendo que as condições não eram adequadas ao tratamento dos resíduos sólidos, fui procurar informação do assunto nas páginas de internet da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e Na Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos (Abetre). Grande foi a surpresa quando me deparei com a seguinte frase:

O lixão já é proibido desde 1981, quando foi criada a Política Nacional de Meio Ambiente.” Abrelpe, Abetre.

Lixão do Jordão - Julho 2011
O que acontece com o Meio Ambiente:

“A maneira adequada de disposição de resíduos sólidos urbanos é o aterro sanitário.” ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT.


E pra isso as prefeituras podem receber recursos para a criação de aterros, desde que consigam aprovar nas câmaras de vereadores leis municipais a respeito de sistemas de reciclagem de resíduos. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT.

Esperemos então que esta matéria seja o primeiro passo!

terça-feira, 5 de julho de 2011

OS PACIENTES FREQUENTEMENTE CONFUNDEM PLACA E TÁRTARO, E A MANEIRA COMO ELES ESTÃO RELACIONADOS

A placa é um depósito de bactérias viscoso, incolor, que se forma constantemente na superfície dentária. Saliva, sangue e fluidos se combinam para produzir esses depósitos, que se acumulam sobre os dentes e nos pontos de junção dos dentes com a gengiva.

A formação da placa pode causar manchas nos dentes, e é também o principal fator a desencadear a doença periodontal (doença gengival). O combate à placa é parte constante de uma boa higiene oral.

A placa começa a se formar 4 a 12 horas após a escovação, por isso é tão importante escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, e usar o fio dental diariamente.

O tártaro, também chamado de cálculo, é um acúmulo áspero que pode causar manchas nos dentes e causar descoloração.

Ele fica fortemente aderido aos dentes, e só pode ser removido pelo dentista. A formação de tártaro também pode dificultar a remoção de nova placa e bactérias.

A suscetibilidade dos indivíduos à placa e ao tártaro varia imensamente. Para muitos de nós, esses depósitos passam a se formar mais rapidamente à medida que envelhecemos.

As fotografias abaixo mostram os graus de formação de tártaro (ou cálculo).

ENTENDA O QUE É O CÁLCULO
O cálcio e o fosfato se unem para formar cristais sobre os dentes. Esses cristais de fosfato de cálcio acabam endurecendo dentro da placa, formando o cálculo. Certos tipos de substâncias químicas, chamadas pirofosfatos, ajudam a diminuir a formação de cálculo, interrompendo o crescimento dos cristais sobre a superfície dentária e impedindo a formação de novos cristais.

FORMAÇÃO DE CÁLCULO


INIBIÇÃO DO


VOCÊ PODE AJUDAR A PREVENIR O TÁRTARO:

·         *   Limpando os dentes no consultório a cada 6 meses, ou com maior frequência, conforme recomendado pelo dentista ou pelo higienista.
·        *   Escovando os dentes!!!