terça-feira, 30 de julho de 2013

Ações em Saúde Marcam o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais em Jordão



No dia 28 de Julho comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, como forma de concentrar esforços em ações para o fortalecimento da prevenção e controle da doença. No Jordão, a data foi marcada com atividades na Rádio Local, na Comunidade e na Unidade de Saúde da Família Antônio Rodrigues Dourado.

            O início das atividades ocorreu no dia 26/07 com a Palestra na Rádio local proferida pelo Dr. Janilson Lopes. Enquanto isso, os Agentes Comunitários de Saúde divulgavam em suas microáreas a programação do Domingo, que incluiu a realização dos Testes Rápidos, Imunização Contra a Hepatite B e distribuição de material informativo ao público que compareceu.
           




            O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Clayton Estevan, destacou a importância dessa atividade como forma de intensificar a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, que muitas vezes não apresenta sintomas graves, podendo passar anos sem a devida identificação e tratamento.  








sexta-feira, 26 de julho de 2013

Secretaria de Saúde de Jordão marca presença no Projeto Social para as Famílias

No dia 26/07 a Secretaria Municipal de Assistência Social de Jordão organizou um Projeto Social no Bairro Novo com o objetivo de fortalecer os vínculos sociais, familiares e comunitários para prevenir a situação de vulnerabilidade e risco social. Convidado para participar do Projeto em questão, o Secretário de Saúde, Dr. Clayton Estevan, não mediu esforços para organizar a Equipe da Saúde, oferecendo às famílias do Bairro Novo o Consultório de Rua, com a disponibilização dos seguintes serviços: Aferição de Sinais Vitais, Consulta Médica e Suplementação de Vitamina A.





Contando com uma série de atividades de lazer (piscina, jogo de vôlei, futebol, pula-pula e gincanas culturais com premiação), as famílias do Bairro Novo ainda participaram de um Bingo com a distribuição de prêmios diversos e uma sessão de cinema para finalizar as atividades.
A Secretaria de Assistência Social está de parabéns pelo Projeto, que através da intersetorialidade, conseguiu levar às famílias alegria, lazer, entretenimento, prevenção e promoção da saúde, concretizando  os direitos e garantias constitucionais dos cidadãos presentes no evento. 

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Secretaria de Saúde de Jordão se prepara para o Dia Mundial de Luta contra as hepatites virais


O Dia Mundial de Luta contra as hepatites virais é lembrado no dia 28 de julho. A Secretaria Municipal de Saúde de Jordão está preparando uma programação especial para lembrar a data.

           Muito comum no Brasil, a hepatite viral é uma doença silenciosa que pode levar até a morte. Os tipos B, C e D são os mais comuns no país. Eles são transmitidos sexualmente ou por contato com sangue contaminado. Existe ainda a transmissão do convívio domiciliar, quando há contato com alguém que esteja com algum dos vírus da hepatite viral. Nesses casos a hepatite viral pode ser transmitida por contato com machucados ou até mesmo por mosquitos. Dessa forma, faz-se necessário um trabalho de conscientização visando prevenir a doença.

Em virtude dessa necessidade, o Secretário Municipal de Saúde, Dr Clayton Estevan Maia, em articulação com a Secretaria de Saúde do Estado do Acre, realizará no município de Jordão uma programação com o intuito de informar, conscientizar, prevenir e nos casos positivos, tratar a doença.