quarta-feira, 27 de junho de 2012

ENFERMEIROS DO BRASIL SÃO DESCONSIDERADOS NO PLENÁRIO


PL 2295/2000 - do Senado Federal - Lúcio Alcântara - (PLS 161/1999) - que "dispõe sobre a jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem". Explicação: Altera a Lei nº 7.498, de 1986, fixa a jornada de trabalho em seis horas diárias e trinta horas semanais.

RESULTADO:

Matéria não apreciada em face do encerramento da Sessão.

Fonte: www.camara.gov.br
O Projeto de Lei 2295/2000 (30 horas para a Enfermagem) foi colocado na pauta da ordem do dia para ser votado.
O PT articulou com o Ministro da Saúde e seus Deputados "Que foram eleitos pelo voto do povo" a retirada do Projeto de Lei das 30 horas da ordem do dia, isto é, da pauta de votação no período da manhã. Como se não bastasse, ainda promoveu o esvaziamento do Plenário na parte da tarde.

Fonte: www.enfermagem30horashoje.blogspot.com.br

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Anticoncepcional masculino em gel obtém bons resultados em testes


Cientistas de um instituto de pesquisas americano conseguiram bons resultados nos testes de um novo gel anticoncepcional para homens, segundo estudo apresentado em um congresso anual de endocrinologia no domingo (24).

A busca por um contraceptivo masculino envolve diversos grupos de pesquisa no mundo. Atualmente, a melhor opção disponível no mercado para os homens é a vasectomia – que é um procedimento cirúrgico irreversível na maioria dos casos.

O gel apresentado pelos médicos do Instituto de Pesquisa Biomédica de Los Angeles combina dois tipos de hormônios para inibir a produção de espermatozoides. Um deles é a testosterona, o hormônio masculino. O outro é chamado de “nestorone”, uma variação sintética do hormônio feminino progesterona.

Entre os homens que participaram dos testes, 89% apresentaram redução na contagem de espermatozoides a níveis considerados de baixo risco para a fecundação.
O gel pode ser aplicado na pele e tem efeito reversível – ou seja, a fertilidade é restaurada quando ele para de ser usado. E o hormônio sintético não causa efeitos colaterais como acne e alterações no colesterol.

A novidade continua em testes e não há previsão de quando, e se, ela vai chegar ao mercado.

domingo, 24 de junho de 2012

Placas dentárias podem aumentar em até 80% os riscos de uma morte prematura causada por câncer!

O alerta, publicado recentemente no periódico British Medical Journal, é apenas o mais recente de uma série de estudos que vêm movimentando a odontologia e a medicina. Recentemente, o avanço na tecnologia de detecção de doenças e um movimento realizado pela classe odontológica "para trazer a boca de volta ao corpo” — ou seja, estudar sua relação com o resto do organismo — alavancaram o número de estudos que relacionam as duas áreas. Como resultado, foi desvendada uma série de relações entre infecções que ocorrem na boca e problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade, câncer, osteoporose, parto prematuro e nascimento de bebês abaixo do peso. 

Prova científica — Foi apenas na década de 1970, quando o dentista americano Steven Offenbacher realizou pela primeira vez um teste clínico que ligava processos inflamatórios na boca com a ocorrência de parto prematuro, que a relação boca e corpo começou a ser levada a sério novamente. Teria início, então, uma caçada científica por quaisquer relações com as demais inflamações do corpo. Dezenas de estudos conseguiram confirmar os achados de Offenbacher e encontraram ainda conexões dos males bucais com diabetes, doenças cardiovasculares, pulmonares, de próstata, osteoporose e câncer.
Quando começou suas investigações, Offenbacher pôde estabelecer apenas uma relação epidemiológica entre as inflamações na gengiva causadas por bactérias e parto prematuro. Hoje, no entanto, uma série de estudos conseguiu provar com mais precisão a relação entre essas duas condições. Em uma pesquisa publicada em 2007 no Journal of Periodontology, o especialista mostrou que quanto mais cedo se der a exposição às bactérias, maiores serão os riscos do parto prematuro. Nos dados coletados por Offenbacher, descobriu-se que a exposição com 32 semanas de gestação aumentava os riscos de parto prematuro 3,7 vezes. Com 35 semanas, o risco aumentava duas vezes.
FONTE: Revista Veja


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Poeta Jordanense fala de POLÍTICA E POLITICAGEM

                               
O mundo de hoje, está totalmente envolvido pelos tentáculos da política. Ou como posso afirmar, pela politicagem exacerbada.

A política criada pelos gregos, em suma significa “A arte de bem governar”. 

Mas muitos cidadãos, que se dizem políticos, na verdade estão preocupados em se dá bem através da política, e o que vemos atualmente é uma metamorfose da política para a politicagem.

Na verdade os políticos, não estão preocupados, em sua maioria com o que o povo pensa ou deixou de pensar. Porque a política transformou-se num negócio lucrativo. E desta maneira, numa forma de beneficiar seus familiares e seus correligionários políticos.

É como se verdadeiramente o povo, fosse apenas uma massa de manobra, utilizada para  alcançar suas orgias.

Desta maneira, fica muito difícil separar “O joio do trigo”, ou seja, os verdadeiros políticos dos maus políticos. Pessoas que na verdade são lobos, que se vestem de pele de ovelha, para entrar facilmente no galinheiro e saqueá-lo, não quero aqui dizer que a casa do povo seja galinheiro, estou apenas me municiando de uma parábola. O Povo não é culpado, dos mandos e desmandos de políticos escroques e corruptos. Porque não tem bola de cristal, para adivinhar.

Entretanto, como parte do povo que sou, conclamo ao povo, que analise antes de exercer a cidadania nas urnas, através do voto, analise as propostas políticas de cada candidato. Porque sigla partidária, não mede a honestidade, a bondade e acima de tudo a intenção de um político para com o povo.

Nós o povo, somos “Patrão”. Somos nós que pagamos os impostos, que fazem com que a economia de um país cresça. E toda via, pagamos também os salários e as vantagens que os políticos usufruem.

Portanto, nada mais justo, do que termos a oportunidade de vivenciarmos uma política, que seja voltada para o interesse das classes menos favorecidas. Por conseguinte, a maioria da população elege um candidato “X”, e essa maioria que vem das classes sociais menos elevadas, pouco usufrui dos frutos da política.

Senhores candidatos a cargos políticos, lembrem-se que a vitória de cada um de vós é construída através de uma corrente chamada “Povo”, se essa corrente não for fortalecida com políticas públicas, que atendam suas necessidades mais urgentes ela acaba se rompendo, portanto senhores políticos compromisso de campanha é palavra, e toda palavra de um homem de escrúpulos vale muito.

Povo, oh!  Povo. Ao votar em uma pessoa, que disputará um cargo político, procure observar sua conduta moral, social e acima de tudo política dentro da sociedade.

                                    Autor: Uéliton Freire.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

ESTUDANTES DE JORDÃO NÃO PODEM REALIZAR PAGAMENTO DO BOLETO DO ENEM



Os estudantes de Jordão estão enfrentando mais uma dificuldade para fazer o Enem. É que o boleto bancário da inscrição não pode ser pago nos bancos da cidade. Em Jordão existem representatividade de 3 bancos: Banco do Brasil, (Banco postal), Caixa Econômica (caixa aqui) e Bradesco (caixa eletrônico) e mesmo assim não é possível efetuar o pagamento.

Procuramos o banco postal e nos informaram os atendentes, que somente nas agencias do Banco do Brasil o pagamento poderia ser realizado e que não podiam fazer nada.
Parece mesmo que tudo conspira contra os estudantes de Jordão. 

Alem do fato estabelecido pelo INEP, em seu edital, que uma cidade só poderá ser considerada como local de provas, com mais de 600 inscritos, o que corresponde cerca de 10% da população total do município.

É caros leitores, parece que Jordão é mesmo o lugar dos excluídos.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Seminário Eleitoral no Jordão - 19 de Junho - 19:00 horas



De ordem da MM. Juíza Eleitoral da 5ª ZE, dra. Joelma Ribeiro Nogueira, comunico que será realizado no Município de Jordão, um Seminário Eleitoral, que será ministrado pela júiza eleitoral, dra. Joelma Ribeiro Nogueira bem como pela promotora eleitoral, dra. Nicole Golzalez Colombo Arnoldi, direcionado aos pré-candidatos, dirigentes partidários e demais interessados, com os temas propaganda eleitoral e crimes eleitorais, O Seminário será realizado no dia 19 de junho (terça-feira)no Centro Cultural de Jordão, às 19:00h.

Com informações do Blog Jordão Agora

quarta-feira, 13 de junho de 2012

ENEM: Inep nega Jordão, mas Perpétua não desiste e recorre à FAB


A deputada Perpétua Almeida (PCdoB) encaminhou ofício na tarde desta quarta-feira ao ministro Celso Amorim (Defesa), solicitando transporte aéreo até Tarauacá aos estudantes do município de Jordão inscritos no Exame Nacional de Ensino Médio. A cidade, detentora do pior Índice de Desenvolvimento Humano do Acre e um dos três IDH´s mais baixos do país, foi excluída do certame pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao MEC e responsável pelo ENEM no país. O ofício da deputada pede que Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa do Purus, oficialmente fora do exame, sejam atendidos também pela Força Aérea.

A logística do governo para a aplicação de provas em Jordão só seria garantida se a cidade conseguisse inscrever no mínimo 650 estudantes, de acordo com os critérios definidos em edital. Estas regras, aliás, são mantidas há dois concursos consecutivos para grandes e pequenos municípios. Segundo professores e diretores de escola, um município com o porte de Jordão não alcançaria mais que 300 inscrições.

“As exigências são extremamente desumanas e incoerentes com a realidade da região”, entende a deputada, que, mais uma vez, alerta para que todos os deputados e senadores acreanos lutem juntos num esforço político em defesa dos estudantes do interior do estado. “Enquanto negarem, devemos insistir, mesmo que nos dêem garantias de que no próximo ano estas cidades acreanas serão inseridas no exame”, disse Perpétua. “Este momento também exige união da bancada”.

A deputada foi pessoalmente à sede do Inep, há duas semanas, buscar alternativas para evitar que os estudantes fiquem sem fazer as provas. Num expediente encaminhado ontem ao gabinete da parlamentar, o diretor de Avaliação da Educação Básica, Alexandre André dos Santos, diz ser improvável incluir Jordão, Santa Rosa do Purus e Marechal Thaumaturgo. O diretor do Inep sentencia: “na pior das hipóteses, conseguiremos ter estas cidades na edição do exame em 2013”. 

O secretário de Educação do Acre, Daniel Zen, refez o pedido, oficialmente, para que o MEC repense os critérios. Porém, a mesma resposta dada à deputada foi encaminhada ao governo do estado.

Perpétua esclarece que somente com o suporte da FAB seria possível garantir a segurança dos estudantes, que no caso de Jordão serão obrigados a desembolsar, cada um, R$ 600,00 em passagem aérea ida e volta até Tarauacá, o local de provas mais próximo. Por barco, a viagem levaria até 6 dias. Situação parecida enfrentam os estudantes que moram em Marechal Thaumaturgo. Em Santa Rosa do Purus, a dificuldade aumenta: até Sena Madureira, a viagem dura uma semana de barco. (assessoria)

terça-feira, 12 de junho de 2012

INEP NÃO DÁ RESPOSTA E JORDÃO CONTINUA FORA DO ENEM



A três dias do fechamento das inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), a Deputada Federal Perpétua Almeida e estudantes de Jordão ainda não têm respostas do INEP, lembrando que o Ministério da Educação deu como prazo, 10 dias, para dar uma posição sobre se o Jordão poderia ser considerado como local de prova para o ENEM.

Com isso, muitos Jovens estudantes de Jordão ficam excluídos do direito que eles têm de fazer uma prova que oferece vagas para as diversas faculdades do Brasil, já que não contam com as condições econômicas para poder viajar à cidade mais próxima, neste caso Tarauacá. E aqueles que se aventurem a passar de 5 a 7 dias viajando pelo Rio, rezam para não adoecer e nem sofrer acidentes nesse percurso.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

ALDEIAS DE JORDÃO SÃO CONSIDERADAS NO ATENDIMENTO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

A presidenta Dilma Rousseff lançou nesta terça-feira o Comitê de Gestão Integrada das Ações de Atenção à Saúde e Segurança Alimentar para a população indígena. Na prática, o plano quer reduzir a mortalidade infantil e materna entre os índios. O comitê será coordenado pela Casa Civil da Presidência da República em parceria com vários ministérios, entre eles o da Saúde. A presidenta Dilma Rousseff ressaltou a importância do plano e reconheceu que a população indígena precisa de atenção especial.

No último sábado, o Governo Federal começou uma experiência de atendimento em dois Distritos Sanitários Especiais Indígenas no Acre. Ao todo são 13 equipes de saúde com quase 160 trabalhadores. A estimativa é que sejam atendidos quase quatro mil índios nesta primeira ação. O secretário Especial de Saúde Indígena do ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, destaca que a missão do ministério é levar saúde para a população indígena que vive em locais mais afastados. 



O secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza manifestou:
"Esse comitê tem duas competências básicas. Uma delas é poder integrar os órgãos que têm a ver com a saúde indígena e com a segurança alimentar. E a outra é poder apoiar e acompanhar o desenvolvimento das ações tanto de atenção à saúde, quanto de segurança alimentar,  fazendo com que os demais ministérios que possam ajudar se integrem, somando as forças para garantir que as ações cheguem mais rapidamente, principalmente na região da Amazônia Legal pela dificuldade de acesso que temos. Já que a nossa missão é levar saúde para a população que vive nas aldeias em locais mais afastados possível e de difícil acesso."

CFO assina termo de compromisso para lançamento do Portal de Periódicos junto aos ministérios da Saúde e Educação


O presidente do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, assinou, no dia 29 de maio, em nome de todos os Conselhos Profissionais da Saúde, o termo de Acordo de Cooperação Técnica que oficializa o lançamento do maior Portal de periódicos do mundo em termos de captação de dados – Saúde Baseada em Evidências, com mais de 31 mil periódicos. A assinatura do termo formaliza a troca de informações cadastrais e estatísticas. A iniciativa é uma parceria idealizada pelos Ministérios da Saúde e da Educação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e apoio dos Conselhos Profissionais da Área da Saúde.
O Portal de Periódicos “Saúde Baseada em Evidências” habilitará cerca de 1,8 milhões de profissionais de saúde o acesso a conteúdos científicos. A Plataforma receberá investimento de R$10 milhões com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento do trabalho e também proporcionar a educação continuada aos profissionais da saúde, em específico aos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Na prática, o Portal disponibilizará o que existe de melhor na produção científica mundial. Por meio de pesquisas a conteúdos científicos relevantes, os profissionais da saúde poderão, a partir de agora, atuar integrando o conhecimento, à experiência clínica e de gestão.
Sobre o acesso ao portal Saúde Baseada em Evidências
O profissional deverá, no primeiro acesso, se cadastrar na base de dados da CAPES, usando-se de seus dados de registro profissional no Conselho de Odontologia. Abaixo os passos necessários:
Acessar WWW.portalsaude.saude.gov.br. No final da página existe um link chamado Saúde Baseada em Evidências.
O profissional deverá clicar nesse link; Outra forma de acesso é digitar, diretamente em seu navegador de internet, o endereço: http://periodicos.saude.gov.br/; Acessar a opção USUÁRIO QUE NÃO POSSUI ACESSO. Realize o Cadastro de novo usuário; Outra forma de acesso é digitar, diretamente em seu navegador de internet, o endereço:http://periodicos.saude.gov.br/?view=cadastro1
Escolher a opção CFO, no campo Conselho, digitar o seu número de inscrição no CRO, no campo Número, escolher a Unidade da Federação (UF) do seu Conselho Regional no campo UF e, finalmente, a data de nascimento. Esses campos identificarão o profissional e trará o seu nome na tela.
A partir daí, é complementar o cadastramento, previamente feito pelo CFO na base do CAPES, informando o e-mail e a senha de acesso. Nas próximas vezes, como já estará cadastrado na base de dados da CAPES, o acesso se dará, diretamente, através dos passos do item 2.
Para os profissionais já cadastrados
Acessar http://portalsaude.saude.gov.br. No final da página há um link chamado Saúde Baseada em Evidências. O profissional deverá clicar nesse link; Outra forma de acesso é digitar, diretamente em seu navegador de internet, o endereço: http://periodicos.saude.gov.br/.
Escolher a opção CFO, no campo Conselho, digitar seu número de inscrição no CRO, no campo Número, escolher a Unidade da Federação (UF) do seu Conselho Regional e, finalmente, a senha anteriormente cadastrada.

Aniversariante do dia: Hugo Brito


Parabéns grande amigo!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Governo Estadual realiza entrega de 150 kits aos Trabalhadores Rurais de Jordão

O Governador em exercício do Estado do Acre -  César Messias, esteve na manhã desta terça-feira (05 de junho) no município de Jordão para aplicação do “Programa Estadual de Modernização e Fortalecimento de Cadeias Produtivas”, onde fez a entrega de 150 kits para Produtores Agrícolas da Associação de produtores Rurais de Jordão – ASPERJ.

Também marcaram presença no evento, o Deputado Estadual Moisés Diniz - Líder do Governo da Assembléia, o Secretário da SEAPROF - Lourival Marques, O Secretário da Indústria e Comércio - Edvaldo Magalhães e o Prefeito de Jordão - Hilário de Holanda Melo, além de várias autoridades de todos os segmentos da cidade.

O Governador também fez a entrega oficial de uma pá mecânica e informou que virá outra máquina de grande porte para a construção de açudes, fortalecendo a piscicultura e a qualidade de vida em Jordão, onde a mesma já se encontra em Tarauacá. Os agricultores ainda tiveram direito a um almoço no Restaurante Avenida e após, finalmente foi feita a entrega dos kits pela a SEAPROF de Jordão juntamente com a ASPERJ.

FONTE: Fala Jordão

terça-feira, 5 de junho de 2012

ADVOGADO SANDERSON MOURA: "UMA LUTA JUSTA DO POVO DO JORDÃO"


O Advogado Criminalista e agora candidato à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sanderson Silva de Moura,  manifestou no seu Blog como justa a causa do povo jordanense e publicou o texto de um dos líderes do movimento pelo ENEM no Jordão, Hugo Brito, intitulado "Jordão sofre Apartheid no ENEM".

Visualize aqui o Blog de Sanderson Moura.

domingo, 3 de junho de 2012

MAIS DE 300 ESTUDANTES DO JORDÃO ESPERAM DECISÃO DO INEP PARA EFETUAR INSCRIÇÃO NO ENEM



Estudantes do município de Jordão – Acre, ainda não podem efetuar suas inscrições no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), devido ainda não ter aparecido como local de prova o município. Os mesmos esperam que a resposta do INEP e MEC, que darão em 10 dias, seja positiva, já que muitos deles não poderão se ausentar do município devido a diversas circunstâncias e acabarão perdendo a prova.

A deputada federal Perpétua Almeida que já interviu politicamente para que as provas não somente sejam aplicadas no Jordão, se não também em outros dois municípios esquecidos, como Santa Rosa do Purus e Marechal Thaumaturgo, faz lembrar aos responsáveis do INEP e MEC que a democratização do acesso à universidade pública é uma bandeira histórica defendida pelos movimentos sociais e, ao deixar de ir até os estudantes, isso pode ser visto como exclusão.

sábado, 2 de junho de 2012

SECRETÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SE MANIFESTA NO FACEBOOK SOBRE O ENEM NO JORDÃO



Na imagem:
Daniel Queiroz de Sant'AnaEssa iniciativa da sociedade jordanense é fundamental para que aumentemos a chance de êxito quanto ao pedido formulado ao INEP. A Secretaria de Educação, os parlamentares, os estudantes e professores, todos estamos imbuídos do mesmo propósito.


Kézio AraújoExcelente, muito bom contar com o Apoio do Secretário de Estado de Educação e Esportes do Acre (SEE), Senhor Daniel Queiroz de Sant'Ana, seja muito bem vindo ao Movimento Enem no Jordão... Tenha certeza que o humilde povo Jordanense agradece seu apoio...


Barnaby Luis Sama Figueiredo BieberachAgradecemos sim! Mas a luta pela reivindicação de Jordão como local de prova do ENEM deve continuar! O governo deve garantir o acesso à educação dos menos favorecidos por circunstâncias geográficas!!! Queremos maior compromisso de parte de nossas autoridades educacionais: gestora estadual no município, coordenadora do núcleo de educação estadual no município, secretária municipal de educação, e secretário estadual de educação!!!


Daniel Queiroz de Sant'AnaConte conosco, Barnaby! Já contactamos o Sen. Aníbal e o Dep. Sibá Machado, ambos também intercederão junto ao MEC, em reforço ao pedido formulado pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte, de que o município de Jordão também seja incluído como local de prova. Falaremos também com os demais parlamentares, em especial o Dep. Thaumaturgo e Sen. Jorge Viana. Dep. Perpétua já se reuniu com o INEP, acredito que com todos atuando unidos a chance de sucesso no pedido aumenta. Só quero deixar claro que essa é uma decisão que compete ao INEP/MEC e não a SEE-AC, como foi dito em alguns textos. Abraços e contem conosco.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

SAIU NO "GENTE EM DEBATE": JORDÃO SOFRE APARTHEID NO ENEM

Na manhã desta sexta-feira (01 de junho) o jovem escritor jordanense Hugo Brito, que também está ativo no Movimento Enem no Jordão, cedeu uma entrevista ao Vivo para o Programa Gente em Debate, onde fez a leitura da seguinte carta:

JORDÃO SOFRE APARTHEID NO ENEM


Estamos diante de uma nova sociedade. A sociedade do “egocentrismo político”, onde o "eu" tem mais valia que o "nós", que o "outro".
O Brasil hoje é a sexta potência econômica mundial, e é a octogésima oitava potência educacional. Por que será?
Nesta última segunda-feira, dia 28 de maio, tivemos a triste confirmação diante das expectativas de mais de 300 estudantes de Jordão, algo que, já que o humanismo não permite que eu seja hipócrita, imaginávamos: Jordão, mais uma vez, não sediará a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Parece irônico, mas o município que mais necessita de uma conveniência educacional é, possivelmente, um dos que mais sofre descaso.
Senhores governantes, nós, estudantes de Jordão, acima de tudo, brasileiros, não estamos aqui pedindo favores, estamos reivindicando um direito que, enquanto cidadãos da referida nacionalidade, temos assegurado pela constituição que mais contêm artigos defendendo direitos fundamentais: reivindicamos o direito de nos sentimos brasileiros sendo contemplados com a possibilidade de fazer a prova do Enem assim como os milhares de brasileiros, que certamente não precisam sair do aconchego de seus lares para fazê-la.
Se é por mais falta de justificativa eu lhes dou mais uma: Olhem a posição geográfica do Jordão. O município mais próximo é Tarauacá, onde para chegar, nós, estudantes, teríamos que nos sujeitar a uma viagem de barco, enfrentando todas as agruras e os perigos do rio, onde o tempo de viagem seria no mínimo sete dias em estado absurdo de desconforto. Detalhe: isso, para quem tem condições de bancar uma viagem.
Venho aqui, políticos brasileiros, assim como Vossas Excelências vem às nossas portas em períodos eleitorais nos solicitar votos, venho reivindicar o direito de ser cidadão, de ser brasileiro; se, mesmo morando tão isolados, nós somos lembrados a comparecer às urnas, por que não somos agora?
Por Hugo Brito, Jordão - AC