quinta-feira, 30 de junho de 2011

ESTÍMULOS FINANCEIROS AOS MUNICÍPIOS E ESTADOS QUE TIVEREM BOM DESEMPENHO NOS PROGRAMAS E AÇÕES DA SAÚDE.


Acesso à saúde é ampliado com novo modelo de gestão do SUS


Decreto presidencial publicado nesta quarta-feira (29) define responsabilidades da União, dos estados e municípios ao regulamentar a Lei Orgânica da Saúde. 
A gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) será reorganizada para garantir melhoria no acesso à saúde em todo o país. Decreto da presidenta Dilma Rousseff publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29) institui mecanismos de controle mais eficazes e instrumentos para que o Ministério da Saúde atue na pactuação e no monitoramento das ações realizadas na rede pública. Com isso, a perspectiva é que os serviços oferecidos pelo SUS ganhem em qualidade, proporcionando à população atendimento mais rápido e eficiente. 



Construído a partir de diálogo com os estados (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), os municípios (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o decreto regulamenta a Lei Orgânica da Saúde, que entrou em vigor em 1990. 

“O decreto é o reconhecimento de que o centro do SUS é o cidadão e que ele tem direito de participar da definição das políticas públicas de saúde e exercer o controle social da execução dessas políticas”, garante o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 

Uma das mudanças introduzidas pelo decreto é a criação do contrato de ação pública, que definirá as atribuições e responsabilidades, inclusive financeiras, dos municípios, dos estados e do Governo Federal na prestação de serviços de saúde, o financiamento e as metas para cada ação. 

Os contratos vão propiciar ao Ministério da Saúde a concessão de estímulos financeiros aos municípios e estados que tiverem bom desempenho nos programas e ações da saúde. 



FONTE: http://portal.saude.gov.br

segunda-feira, 27 de junho de 2011

VISITAS REGULARES AO DENTISTA


Alguma vez você já se perguntou por que razão a Americana Dental Association e seu dentista recomendam voltar a cada seis meses? É porque visitas regulares ao dentista são essenciais para manter dentes e gengivas saudáveis. É importante que entre esses exames semestrais, você faça uma boa prática de cuidados em casa para manter seus dentes e gengivas limpas e saudáveis. Dependendo do estado da sua saúde oral, o seu dentista pode recomendar consultas mais freqüentes.




EXAME DA CABEÇA E DO PESCOÇO
  • Examina sua estrutura facial
  • Examina seu pescoço
  • Examina seus nós linfáticos
  • Examina sua articulação da mandíbula inferior (ATM)
EXAME DENTÁRIO CLÍNICO

  • Exame das gengivas
  • Procurar por sintomas de doença na gengiva
  • Verifica a mobilidade dos dentes
  • Verifica os tecidos dentro da sua boca
  • Examina sua língua
  • Examina sua mordida
  • Procura por cárie dentária
  • Verifica se há dentes quebrados (trincados)
  • Verifica se há obturações quebradas
  • Procura mudanças nas gengivas que cobrem os dentes
  • Avaliação de qualquer aparelho dental que possa ter
  • Verifica o contato entre seus dentes
  • Faz exame de Raio-x
LIMPEZA DENTÁRIA
  • Verifica a limpeza dos seus dentes e gengivas
  • Remoção da placa e tártaro
  • Polimento dos dentes
  • Limpeza com fio dental
  • Revê as instruções recomendadas de escovação e o uso do fio dental
Assim que o seu exame dentário clinico foi finalizado, o seu dentista pode falar sobre a saúde de seus dentes e gengivas e fazer quaisquer outras recomendações.

Consultando o seu dentista regularmente e seguindo as práticas de uma boa higiene dental em casa, ajuda a manter seus dentes e gengivas saudáveis.Para ter dentes e gengivas saudáveis, não se esqueça de seguir as instruções de cuidados em casa dadas pelo seu dentista. E visite regularmente o seu dentista.Lembre-se, a prevenção é sempre melhor.
FONTE: www.oralb.com.br

quinta-feira, 23 de junho de 2011

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE, JORDÃO – ACRE

No dia 22 de Junho do 2011, foi realizada a “II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE” no município de Jordão – AC, com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, trabalhadores da saúde do município e representantes da comunidade jordanense.


Ato da inscrição

Café da manha 

Sheila (especialista em Saúde Pública), Leila da Silva Lopes (Secretária Municipal de Saúde), Nara Cilene da Silva(especialista em Saúde Pública), e Francisco Aécio Vieira de Queiroz (Gerente Auditor).

Saúde bucal presente na Conferência com os dentistas: Barnaby Luis, Josélia e Lenir.

Francisco Aécio Vieira de Queiroz na abertura do evento

Representantes eleitos como Delegados para a Conferência Estadual de Saúde a ser realizada no mês de Outubro de 2011.









terça-feira, 21 de junho de 2011

PODER TRANSITÓRIO



A idéia desta pequena labutação textual não é o moralismo, mas, um intento aos que si acham auto-suficientes.
O poder instiga mais poder, essa é uma verdade universal. Quantos são os que se afastam dos verdadeiros amigos por ocasião de um cargo que imputa superioridade diante de terceiros apenas para manter notoriedade. A sociedade desses “vitoriosos” é habitada pela hipocrisia que impede o acolhimento das pessoas sem importância. Define-se quem tem e quem não tem importância pelo dinheiro, pelo poder.  Enganamo-nos muito quando achamos que nos bastamos a nós mesmos. É triste ver como a frivolidade tomou conta das relações.
A Constituição de 1988 descreve em seu parágrafo único do art. 1º a seguinte declaração: “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. A pergunta é: Será mesmo? Isso acontece na prática?
Temos leis maravilhosas e práticas medonhas. Essa é a cruel realidade. Não são poucas as vezes que, ao chegarmos a determinado setor, somos recebidos com olhos de indiferença, como se estivéssemos ali na condição de intrusos. Ora! O poder não é do povo? Quem coloca os secretários, prefeitos, governadores etc. em seus cargos não somos nós, a massa popular? Se somos nós que fazemos a diferença na urna, também não é nosso o direito de um tratamento mais digno como igualdade de direito?
Os indivíduos que costumam exercer determinados cargos por meio da política ficam embriagados de poder e esquecem que estes são transitórios. Que estão ali para atender as necessidades do povo e não as suas necessidades particulares. Estão ali até o dia em que a massa popular decidir o contrário. A população é o verdadeiro patrão, o verdadeiro dono do poder. Talvez por isso o investimento em uma educação eficaz é ínfimo, pois a população ganhando conhecimento saberá quais são os seus direitos, uma vez sabendo os seus direitos, irá reivindicá-los, e isso é a última coisa que um político corrupto quer, afinal, é em cima da ignorância das massas que políticos dessa índole ganham seus interesses.
Há pouco tempo, vi na TV, a seguinte inscrição feita na entrada de um cemitério: “Nós que aqui estamos por vós esperamos”. Esta frase deixa claro que não somos deuses ou semideuses. Somos mortais, do pó viemos para o pó iremos. A morte é um convite que não aceita recusa. Somos limitados e ninguém é melhor que ninguém, pelo menos aos olhos de Deus. Somos humanos e estamos diretamente ligados a finitude. Ninguém segura o tempo, e todo o dinheiro do mundo não acrescentam nenhum segundo a existência. Quando alguém se sente intocável por está em um cargo que designa poder e começa a utilizar desse poder para diminuir as outras pessoas, tem a sensação de ser onipotente quando na verdade não passa de um pobre ser humano ignorante as suas debilidades. De repente um câncer e...  Parafraseando Drummond, e agora? O que fazer com todo o poder? Como levar o dinheiro ganho em vida? Será que pelo fato de ter mais dinheiro e poder, terei uma “morte mais social”? Se a vida for contingente, o meu corpo levará mais tempo em seu processo de putrefação? O meu corpo será menos fétido; infecto? Mas se a vida for transcendental, terei, por conseqüência de meu dinheiro, um lugar mais nobre a minha espera na vida eterna? Deus me tratará de uma maneira mais solícita em relação aos que em vida tinham menos dinheiro? Não estou querendo dizer que devemos ficar alheios à busca de uma vida mais confortável. O que quero explicitar nestas sucintas palavras é o respeito a todos os seres humanos, sejam eles abastados ou pobres. Que seja sempre causa de abominação qualquer presunção de superioridade, seja de uma classe social, de um gênero ou raça. Viva a diferença.
“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.” Mateus c. 6 v. 19-20


Por Hugo Brito
Jordão AC, 21,06,2011

sábado, 18 de junho de 2011

VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO EM JORDÃO



Em Jordão se realiza com sucesso a primeira etapa da campanha de vacinação contra a Poliomielite!
  
Enfermeira Sama com os Técnicos em enfermagem Marcos e Ederleide.

Técnico em Enfermagem Cleidinei, Auxiliar de Farmácia Gustavo e o Enfermeiro Marcelo.

A segunda etapa está marcada para o dia 13 de agosto em oito Estados brasileiros, a imunização contra sarampo ocorrerá já nesta primeira etapa da campanha contra a pólio. A vacina estará disponível na Unidade de Saúde da Família ‘ANTONIO RODRIGUES DOURADO’ e na Unidade Mista de Saúde de Jordão.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

“EU SEMPRE COMO MINGAU NO CAFÉ DA MANHÃ E JOGO XADREZ TODOS OS DIAS! AHA!”...

...foi que falou o Inglês Halec holden, quando perguntaram sobre o que ele havia feito ao longo de sua vida inteira para não somente atingir o centenário de idade, mas também estar com muita saúde, lucidez, disposição e, mesmo que pareça exagero, uma boa dose de jovialidade.*



Segundo a Organização Mundial de Saúde, a saúde é o mais alto estado do vigor mental e físico, a qual colabora para o equilíbrio e completo bem-estar. O Xadrez, criado há mais de 3 séculos antes de Cristo é praticado atualmente, sobre um tabuleiro de 64 casas, em que se fazem mover diversas peças ou figuras. Ele serve como terapia para uma vida mais feliz e saudável, sendo uma atividade prazerosa para descansar a mente.

Hoje, o Xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, fascinando milhões de pessoas em diversas partes do planeta.  E agora é praticado entre os moradores de Jordão, que já se organizam para formar a Academia Jordanense de Xadrez.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

NO ACRE, EXISTE UM MÉDICO PARA CADA 980 HABITANTES...

...Enquanto isso jovens Acrianos estudam medicina em universidades de países vizinhos, onde a mensalidade é mais barata, mas, na volta ao Brasil, não conseguem registro para trabalhar.



O Brasil tem 347 mil médicos e forma 13 mil novos por ano. “O governo brasileiro considera que o número de médicos existente no Brasil é inadequado. Existe a necessidade de formar mais médicos, só que esses médicos têm que ser formados com qualidade, com responsabilidade”, afirma o secretário do Ministério da Saúde, Milton de Arruda Martins. 

O Conselho Federal de Medicina discorda, acha que o Brasil já tem médicos suficientes. “O que nós temos não é falta de médico. Nós entendemos que existe uma distribuição inadequada”, declara o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Correa Lima.

Enquanto na cidade de São Paulo, existe um médico para cada 240 habitantes, no Acre, há um para cada 980, uma média comparável a países africanos.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

SAÚDE BUCAL CONSIDERADA NO PROGRAMA PARA ERRADICAR MISÉRIA ATÉ 2014

A presidenta da República, Dilma Rousseff, lançou nesta quinta-feira (2) um programa que tem a meta de retirar 16,2 milhões de brasileiros da situação de extrema pobreza. O Plano Brasil Sem Miséria envolve um conjunto de ações que agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva.



A saúde participará, ainda em 2011, da reforma e construção de 1.219 unidades básicas. Até 2014, vai implementer implantar 697 novas equipes de Saúde da Família, 3.837 agentes comunitários de saúde e 336 novas equipes de Saúde Bucal. Ainda na atenção básica, serão capacitadas 7.500 equipes de Saúde da Família Vinculação ao Programa Saúde na Escola.