sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SAÚDE BUCAL NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA

Nosso município tem a característica de ter uma população predominantemente jovem, sendo as faixas etárias dos primeiros anos as que sobressaem em toda pesquisa. Devido a isso, os profissionais de saúde, educação e autoridades, têm a obrigatoriedade de fornecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento físico e intelectual. Sendo uma dessas ferramentas o acesso à informação, falarei nesta oportunidade dos cuidados, ensino e desenvolvimento dos dentes nos primeiros anos de vida.
Sabe-se que quando os primeiros dentinhos aparecem, o bebê ainda é incapaz de cuidar deles, e por isso a importância dos pais em saber protegê-los. Eis algumas dicas:
  • Faça a sua higiene bucal na frente do bebê para que ele se habitue com a cena.
  • Torne esse momento gostoso, com poucas regras.
  • Faça a sua higiene primeiro, e depois convide o seu filho a imitar.
  • Use creme dental sem flúor até os 4-6 anos.
  • Comece a higiene do seu filho quando ele ainda mamar no seio materno, para criar o hábito e prevenir cáries.
  • Os dentes provocam dor quando estão nascendo. Se o desconforto da criança for intenso e o dentista permitir, dê um analgésico leve.

É sumariamente importante que se reconheça o valor e a importância dos dentes chamados decíduos, dentes de leite ou dentes temporários e já que eles realmente são temporários, nem por isto devem ser descuidados. A saúde dos dentes permanentes é uma consequência direta da saúde dos dentes de leite, e é por isso que, dentes temporários estragados e não reparados podem causar sérios danos aos dentes permanentes. O processo da cárie passa de um dente para outro, assim, na dentição mista (onde estão presentes dentes decíduos e permanentes por um período de 4 a 5 anos) um dente de leite estragado compromete a integridade dos dentes permanentes.
O cuidado adequado dos dentes de leite habitua a criança, desde cedo, aos bons hábitos de higiene dentária!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA “ANTÔNIO RODRIGUES DOURADO"

                ...é o nome de nosso posto de atendimento em saúde, que neste 2011 continua brindando os diversos serviços de atenção básica para nossa comunidade.
Contando com profissionais capacitados para o desenvolvimento das atividades diárias de atenção em saúde e tendo como principal objetivo o atendimento não só curativo quanto preventivo, nosso centro continua oferecendo consultas médicas, odontológicas, de enfermagem, vacinas e entrega de medicamentos básicos.
                ... conheça nossos ambientes aqui!
Consultório Médico e de Enfermagem

Consultório Odontológico

Sala de Vacinas

Farmácia